Loading...
Top 10 Arganil 2017-06-21T09:36:35+00:00
1

Aldeia Histórica de Piódão

A Aldeia do Piódão é uma das 12 aldeias que integra a rede das “Aldeias Históricas de Portugal”, estando também classificada como “Imóvel de Interesse Público”, desde 12 de Setembro de 1978.

A aldeia – em forma de anfiteatro ou aldeia presépio como alguns a designam, com as suas casas em xisto e cobertura da mesma pedra onde o azul forte das portas e dos frisos das janelas sobressai, com caminhos estreitos e tortuosos -, faz-nos regressar a um passado ainda recente perpetuado nas suas gentes.

Saiba mais sobre a Aldeia Histórica de Piódão
2

Fraga da Pena

É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza.

 

Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros.

Saiba mais sobre a Fraga da Pena
2

Mata da Margaraça

A Mata da Margaraça, situada em plena Área Protegida da Serra do Açor, constitui um raro testemunho de vegetação espontânea de paisagem serrana, uma importante Reserva Biogenética, considerada como o último reduto de vegetação original do Centro do País.

Saiba mais sobre a Mata da Margaraça
3

Capela de São Pedro

É na aldeia com o mesmo nome, a 2km de Arganil, que se encontra a Capela de S. Pedro, o monumento mais antigo do concelho. Uma verdadeira jóia do Gótico, edificada nos finais do século XIII, e que se caracteriza pela austeridade de suas linhas e pelo seu volume maciço e despojamento decorativo.

Saiba mais sobre a Capela de São Pedro
4

Aldeia do Xisto de Benfeita

É entre a vila de Côja e a Paisagem Protegida da Serra do Açor que se encontra a Benfeita, uma das 24 Aldeias do Xisto. Percorra as suas ruelas e passadiços característicos, descubra a Torre da Paz, disfrute da Zona Balnear e fale com as gentes da aldeia que não hesitarão em partilhar histórias, artes e tradições.

Saiba mais sobre a Aldeia do Xisto de Benfeita
4

Aldeia do Xisto de Vila Cova de Alva

É a Aldeia do Xisto que possui o maior conjunto monumental, nomeadamente por nela uma ordem religiosa ter estabelecido um convento. Caminhe ou descanse pelos espaços públicos da aldeia, casos do Largo da Igreja Matriz e do Pelourinho, onde coabitam dois solares do sec. XVII.

Saiba mais sobre a Aldeia do Xisto de Vila Cova de Alva
5

Santuário do Mont’Alto

Apinhado na crista do Monte sobranceiro à vila, ergue-se o Santuário de N.ª Sr.ª do Mont’Alto, de onde é possível observar a harmonia do casario distribuído em tanta beleza e cativante fascínio.

Saiba mais sobre o Santuário do Mont’Alto
6

Vila de Côja

Côja, a Princesa do Alva, é uma vila repleta de monumentalidade, história e tradições. Visite as igrejas, ermidas e capelas e deixe-se envolver pela beleza e serenidade que da vila emanam.

Saiba mais sobre a Vila de Côja
7

Praias Fluviais e Zonas Balneares

Quando o calor apertar, não há que desanimar. Pelo contrário, é um ótimo pretexto para ficar a conhecer as praias fluviais e as zonas balneares do concelho. Conte com águas límpidas que são um verdadeiro convite ao mergulho e que emergem das mais incríveis paisagens, onde tranquilidade é apenas preenchida pelo som da natureza.

As praias fluviais de Pomares, galardoada com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, da Cascalheira, distinguida com a Medalha de Ouro pela Quercus, e do Piódão, onde este ano foi hasteada a Bandeira Azul, tornam-se incontornáveis em dias soalheiros.

Saiba mais sobre as Praias Fluviais e Zonas Balneares
8

Gastronomia, Produtos Endógenos e Artesanato

Assumindo-se como presença viva da herança cultural, o artesanato concelhio viu consolidada a sua afirmação ao longo dos tempos.

Preservando e fomentando a riqueza dos produtos endógenos (madeira/xisto/lã), concilia os modelos tradicionais a novos usos, valorizando as nossas tradições e costumes.

Saiba mais sobre a Gastronomia, Produtos Endógenos e Artesanato
9

Capela da Rainha Santa Isabel

No lugar de Póvoa da Rainha Santa, fundada pelo cónego da Sé de Coimbra, Tomás de Nunes no sec. XVII, encontramos a Capela da Rainha Santa. Pelas suas características singulares foi classificada em 2012 como Monumento de Interesse Público.

Saiba mais sobre a Capela da Rainha Santa Isabel
10

Barragem das Fronhas

Um local de visita obrigatória para os apaixonados pela natureza e pela aventura. Na Barragem das Fronhas tem oportunidade de praticar desportos radicais ou, se preferir, faça uma caminhada desfrutando da frescura e da bonita paisagem ao longo da margem do Rio Alva.

Saiba mais sobre a Barragem das Fronhas