Loading...
Top 10 Arganil 2017-06-21T09:36:35+00:00
1

Aldeia Histórica de Piódão

A Aldeia do Piódão é uma das 12 aldeias que integra a rede das “Aldeias Históricas de Portugal”, estando também classificada como “Imóvel de Interesse Público”, desde 12 de Setembro de 1978.

A aldeia – em forma de anfiteatro ou aldeia presépio como alguns a designam, com as suas casas em xisto e cobertura da mesma pedra onde o azul forte das portas e dos frisos das janelas sobressai, com caminhos estreitos e tortuosos -, faz-nos regressar a um passado ainda recente perpetuado nas suas gentes.

2

Fraga da Pena

É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza.

 

Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros.

2

Mata da Margaraça

A Mata da Margaraça, situada em plena Área Protegida da Serra do Açor, constitui um raro testemunho de vegetação espontânea de paisagem serrana, uma importante Reserva Biogenética, considerada como o último reduto de vegetação original do Centro do País.

3

Capela de São Pedro

É na aldeia com o mesmo nome, a 2km de Arganil, que se encontra a Capela de S. Pedro, o monumento mais antigo do concelho. Uma verdadeira jóia do Gótico, edificada nos finais do século XIII, e que se caracteriza pela austeridade de suas linhas e pelo seu volume maciço e despojamento decorativo.

4

Aldeia do Xisto de Benfeita

É entre a vila de Côja e a Paisagem Protegida da Serra do Açor que se encontra a Benfeita, uma das 24 Aldeias do Xisto. Percorra as suas ruelas e passadiços característicos, descubra a Torre da Paz, disfrute da Zona Balnear e fale com as gentes da aldeia que não hesitarão em partilhar histórias, artes e tradições.

4

Aldeia do Xisto de Vila Cova de Alva

É a Aldeia do Xisto que possui o maior conjunto monumental, nomeadamente por nela uma ordem religiosa ter estabelecido um convento. Caminhe ou descanse pelos espaços públicos da aldeia, casos do Largo da Igreja Matriz e do Pelourinho, onde coabitam dois solares do sec. XVII.

5

Santuário do Mont’Alto

Apinhado na crista do Monte sobranceiro à vila, ergue-se o Santuário de N.ª Sr.ª do Mont’Alto, de onde é possível observar a harmonia do casario distribuído em tanta beleza e cativante fascínio.

6

Vila de Côja

Côja, a Princesa do Alva, é uma vila repleta de monumentalidade, história e tradições. Visite as igrejas, ermidas e capelas e deixe-se envolver pela beleza e serenidade que da vila emanam.

7

Praias Fluviais e Zonas Balneares

Quando o calor apertar, não há que desanimar. Pelo contrário, é um ótimo pretexto para ficar a conhecer as praias fluviais e as zonas balneares do concelho. Conte com águas límpidas que são um verdadeiro convite ao mergulho e que emergem das mais incríveis paisagens, onde tranquilidade é apenas preenchida pelo som da natureza.

As praias fluviais de Pomares, galardoada com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, da Cascalheira, distinguida com a Medalha de Ouro pela Quercus, e do Piódão, onde este ano foi hasteada a Bandeira Azul, tornam-se incontornáveis em dias soalheiros.

8

Gastronomia, Produtos Endógenos e Artesanato

Assumindo-se como presença viva da herança cultural, o artesanato concelhio viu consolidada a sua afirmação ao longo dos tempos.

Preservando e fomentando a riqueza dos produtos endógenos (madeira/xisto/lã), concilia os modelos tradicionais a novos usos, valorizando as nossas tradições e costumes.

9

Capela da Rainha Santa Isabel

No lugar de Póvoa da Rainha Santa, fundada pelo cónego da Sé de Coimbra, Tomás de Nunes no sec. XVII, encontramos a Capela da Rainha Santa. Pelas suas características singulares foi classificada em 2012 como Monumento de Interesse Público.

10

Barragem das Fronhas

Um local de visita obrigatória para os apaixonados pela natureza e pela aventura. Na Barragem das Fronhas tem oportunidade de praticar desportos radicais ou, se preferir, faça uma caminhada desfrutando da frescura e da bonita paisagem ao longo da margem do Rio Alva.

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.