Local de Observação de Aves

O local de observação de aves situa-se próximo da localidade de Parrozelos, a partir da EM508, nas imediações da área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, na transição de da vertente norte, com uma grande influencia Atlântica, para o interior do maciço da Serra do Açor, a cerca de 900m de altitude.

A diversidade de biótopos permite a presença de um grande número de aves. Destacam-se, neste grupo, o tartaranhão-caçador Circus pygargus, que se encontra no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de “Em Perigo”, e o açor Accipiter gentilis, juntamente com a coruja-do-nabal Asio flammeus e a felosa-das-figueiras Sylvia borin que são apresentados, pelo mesmo documento, como “Vulneráveis”. Refere-se ainda um endemismo ibérico, a felosinha-ibérica Phylloscopus ibericus.

Nas proximidades, habitam também espécies como a coruja-do-mato Strix aluco, o chasco-preto Oenanthe leucura, o búteo ou águia-de-asa-redonda Buteo buteo e o pombo-torcaz Columba palumbus, algumas incluídas no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (ICNF).

Icon Pdf Visitarganil Arganil Birdwatching (PT)

Icon Pdf Visitarganil Arganil Birdwatching (ENG)

Icon Pdf Visitarganil Arganil Birdwatching (ES)

Icon Pdf Visitarganil Arganil Birdwatching (FR)