Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
 

A Serra do Açor, situada na Cordilheira Central, entre a Serra da Lousã e a Serra da Estrela, abrange os Concelhos da Pampilhosa da Serra e de Arganil e estende-se por uma área de 346 hectares. Classificada como Paisagem Protegida, a Serra do Açor é uma zona montanhosa predominantemente xistosa, com uma área florestal diversificada e com grande expressão na região. Do alto dos seus 1349 metros, a paisagem que a Serra oferece é de uma beleza estonteante, com a natureza no seu estado quase puro.

Neste concentrado de beleza natural abrigam-se riachos de águas límpidas e pequenas e belas povoações que merecem ser descobertas, como Piódão, Benfeita ou Foz d’Égua.
 

Classificação

A classificação da Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA) em 1982, através do Decreto-Lei n.º 67/82, de 3 de março, teve como principal objetivo a proteção dos valores naturais, culturais, científicos e recreativos aí presentes.

Caracterização

Na serra do Açor, domínio do xisto, as dobras e fraturas originam um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, sulcado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde, por vezes, se encontram curiosos acidentes geológicos, como das quedas de água da Fraga da Pena.

Hitória

No fundo dos vales, o espaço agrícola retalhado, ora verdejante, ora acastanhado, reflete o ritmo das culturas ao longo do ano; subindo as encostas, surgem as bouças e matos que asseguram a lenha, bem como o pasto e o material para a cama do gado; nas zonas mais altas encontram-se as grandes extensões destinadas ao pastoreio extensivo.