Distância:
8,5KM
Duração:
2H00
Tipo de Trajecto:
Circular

Tipo de Terreno
Altítude Mínima
Altítude Máxima
Misto
195m
365m

 

PR4 AGN Caminho do Xisto de Vila Cova de Alva.gpx

PR4 AGN Caminho do Xisto de Vila Cova de Alva

Aldeias do Xisto – PR4 AGN Caminho do Xisto de Vila Cova de Alva

Percurso

O percurso tem início no interior de Vila Cova de Alva, percorrendo algumas das antigas ruas cheias de pormenores arquitectónicos com muitos séculos e seguindo em direção à ponte românica sobre o rio Alva. O trilho acompanha então a margem do rio Alva e a escarpa onde se encontra Vila Cova de Alva, sendo possível desfrutar da exuberante vegetação autóctone que neste local assume raras formas, até à zona agrícola mais aplanada.

Aqui encontram-se alguns edifícios agrícolas, como um antigo moinho de água. Na zona de “Da Tão” o percurso sobe longitudinalmente através de um trilho em área florestal, efetuando uma incursão por caminhos em pinhal e matagal mediterrânico. Inicia-se aqui a subida à zona alta da freguesia, primeiro por caminhos agrícolas e depois por um trilho numa encosta com a vegetação autóctone mais bem preservada e exuberante da região. Através de uma escadas em socalcos de xisto chega-se à zona das nascentes de Vila Cova de Alva, onde se tem uma panorâmica sobre a aldeia e o vale do Alva.Na zona alta do percurso é possível ainda visitar a capela de S. João de Alqueidão. A partir desta zona o percurso inicia a fase descendente, por caminhos agrícolas e florestais, sendo possível descobrir hábitos e tradições das gentes da margem do rio Alva, regressando ao interior da aldeia.

Vila Cova de Alva

Aldeia do Xisto com passado histórico. Uma rua onde parte significativa das portas e janelas apresentam nas suas molduras elementos manuelinos, transporta-nos ao até à arquitectura do séc. XVI.

Nobre aldeia, de dignidade exemplar, marcada pela dimensão dos seus edifícios e espaços públicos. O rio Alva, que corre ao fundo, resplandece de limpidez e frescura. Em redor habitam os montes que envolvem e resguardam Vila Cova de Alva, convidando a um passeio nas brandas sombras da sua luxuriante vegetação.
É a Aldeia do Xisto que possui o maior conjunto monumental, nomeadamente por nela uma ordem religiosa ter estabelecido um convento.
Caminhe ou descanse pelos espaços públicos da aldeia, casos do Largo da Igreja Matriz e do Pelourinho, onde coabitam dois solares do século XVII. Descubra os muitos monumentos religiosos e civis, como o Solar dos Condes da Guarda, o edifício dos Osórios Cabrais ou ainda a Rua Quinhentista.
Mas há ainda o rio Alva que, com a sua praia fluvial, é uma refrescante tentação nos dias quentes.

Pontos de Interesse

  • Pelourinho/Igreja da Misericórdia (0m)
    (Ponto 1 no mapa)
  • Arquitetura e edificações (205m)
    (Ponto 2 no mapa)
  • Rua Quinhentista (295m)
    (Ponto 3 no mapa)
  • Igreja Matriz (400m)
    (Ponto 4 no mapa)
  • Ponte sobre o rio Alva (535m)
    (Ponto 5 no mapa)
  • Fabrico tradicional de bucho (720m)
    (Ponto 6 no mapa)
  • Antigo moinho de água (1515m)
    (Ponto 7 no mapa)
  • Núcleo de Acer monspessulanum (4155m)
    (Ponto 8 no mapa)
  • Capela de S. João de Alqueidão (5365m)
    (Ponto 9 no mapa)
  • Convento de Santo António (8365m)
    (Ponto 10 no mapa)

 

Grau de Dificuldade

O grau de dificuldade é representado segundo 4 itens diferentes, sendo cada um deles avaliado numa escala de 1 a 5 (do mais fácil ao mais difícil)

Tipo de Piso
Esforço Fisico
Adversidade
Orientação
2
2
2
2

 

Época aconcelhada

Todo o ano. Atenção à subida do caudal do rio, e ao gelo no inverno, e ao calor no verão.