Percurso temporariamente fechado
O percurso tem início no interior de Vila Cova de Alva, percorrendo algumas das antigas ruas cheias de pormenores arquitectónicos com muitos séculos e seguindo em direção à ponte românica sobre o rio Alva. O trilho acompanha então a margem do rio Alva e a escarpa onde se encontra Vila Cova de Alva, sendo possível desfrutar da exuberante vegetação autóctone que neste local assume raras formas, até à zona agrícola mais aplanada.
Aqui encontram-se alguns edifícios agrícolas, como um antigo moinho de água. Na zona de “Da Tão” o percurso sobe longitudinalmente através de um trilho em área florestal, efetuando uma incursão por caminhos em pinhal e matagal mediterrânico. Inicia-se aqui a subida à zona alta da freguesia, primeiro por caminhos agrícolas e depois por um trilho numa encosta com a vegetação autóctone mais bem preservada e exuberante da região. Através de uma escadas em socalcos de xisto chega-se à zona das nascentes de Vila Cova de Alva, onde se tem uma panorâmica sobre a aldeia e o vale do Alva.
Na zona alta do percurso é possível ainda visitar a capela de S. João de Alqueidão. A partir desta zona o percurso inicia a fase descendente, por caminhos agrícolas e florestais, sendo possível descobrir hábitos e tradições das gentes da margem do rio Alva, regressando ao interior da aldeia.
Pontos de interesse e a distância ao ponto de partida:
- 1 – Pelourinho/Igreja da Misericórdia (0m)
- 2 – Arquitetura e edificações (205m)
- 3 – Rua Quinhentista (295m)
- 4 – Igreja Matriz (400m)
- 5 – Ponte sobre o rio Alva (535m)
- 6 – Fabrico tradicional de bucho (720m)
- 7 – Antigo moinho de água (1515m)
- 8 – Núcleo de Acer monspessulanum (4155m)
- 9 – Capela de S. João de Alqueidão (5365m)
- 10 – Convento de Santo António (8365m)
Época aconselhada:
Todo o ano. Atenção à subida do caudal do rio, eao gelo no inverno, e ao calor no verão.
Caminho do Xisto de Vila Cova de Alva