Percurso Vermelho – CBTT da Serra do Açor

Duração:
2H00min a 3H45min

Percurso temporariamente fechado

O percurso percorre na fase inicial, com o percurso verde e azul, as ruas de Coja e a Ponte Romana e Parque do Vale, iniciando os pisos de terra batida, pelo Aeródromo e a zona das antigas indústrias cerâmicas, onde abandona o percurso verde, prosseguindo ao longo do vale do Rio Alva, em direção à ponte em Barril de Alva e a Vila Cova de Alva. Atravessadas as ruas seculares segue-se, em direção a este (E) e depois para sul (S), ao longo do vale da Ribeira do Porto de Avô, subindo-o em direção a Anceriz e descendo posteriormente para Portelinha e Pomares. Aqui é iniciada a subida da serra em direção à zona do alto do Carvalhal, nas cotas entre os 500m e os 600m, culminando com uma subida íngreme até à antiga EN344. A partir local é iniciada uma descida longa para o vale da Ribeira da Mata da Margaraça, por antigos trilhos até Benfeita. Atravessada esta localidade continua-se por caminhos e trilhos, num constante sobe e desce ao longo do vale da Ribeira da Mata da Margaraça, pela zona agrícola de Dreia, até Pisão, onde reencontra o trilho azul. Continuando, ao longo da Ribeira da Mata da Margaraça, até à Senhora da Ribeira, o percurso faz a travessia da ribeira, reencontrando o percurso verde e seguindo o trilho agrícola até ao final, no Parque do Prado.