GR 22 Linhares da Beira – Piódão

Distância:
79,21KM
Duração:
23H10

Esta é uma das etapas mais exigentes de toda a Grande Rota (GR22). Saindo do Piódão pela estrada de alcatrão, em conjunto com a etapa anterior, o percurso sobe em direção à encosta do Colcurinho. Deixa a estrada de alcatrão e dirige-se para norte, subindo ligeiramente até iniciar a descida abrupta para Vide.

Daqui, esta etapa sobe novamente, desta vez em direção à Partela do Arão, de onde desce paralela à estrada nacional até chegar a Valezim. Desta localidade, o percurso contorna a enconsta da Serra, percorrendo caminhos antigos, até à Lapa dos Dinheiros, de onde sai para a praia fluvial.

Aqui, sobe até à levada, que vem do vale do Alva, seguindo-a até à Sr.ª do Desterro, onde atravessa a bela mata aqui existente e inicia a subida deste vale até ao Sabugueiro, percorrendo as levadas hidroeléctricas. Continua a subir, agora em conjunto com um PR local, em direção ao vale do Rossim, ponde entronca a variante desta GR, que vem de Belmonte.

Continua depois pela cumeada, que define a encosta norte desta serra, para depois de passar a Portela de Folgosinho, iniciar a descida para Linhares da Beira.

Pontos de interesse:

  • Núcleos de Arte Rupestre
  • Santuário da Sr.ª da Saúde
  • Museu da Eletricidade / Praia Fluvial /Mata do Desterro / Rio Alva
  • Praia Fluvial, Vale do Urso
  • Barragem do Vale do Rossim

icon-pdf-b GR 22 Piódão – Linhares da Beira