Distância:
80,00KM
Duração:
24h00
Tipo de Trajecto:
Linear

Duração (Cycling)

Tipo de Bicicleta

Tipo de Terreno

Altítude Mínima

Altítude Máxima

7h00

BTT

Misto

286m

1590m

 

GR 22 Piódão – Linhares da Beira.gpx

GR 22 Piódão – Linhares da Beira

Aldeias Históricas de Portugal AH LINHARES DA BEIRA – AH PIÓDÃO

 

::ALERTA:: Devido a um incêndio que lavrou na Serra da Estrela no dia 06/08/2022, aconselha-se prudência ao percorrer este sector de ligação da GR22. Atualizado a 09/08/2022 às 13:00 horas.
Este sector sofreu alterações de traçado na vertente pedestre depois da aldeia do Sabugueiro, pelo que, deverá seguir o track disponível para download nesta página. Sempre que se aventurar na GR22, aconselhamos a utilização de GPS.

 

Rota

Esta é uma das etapas mais exigentes de toda a Grande Rota (GR22). Inicia-se em conjunto com uma das Pequenas Rotas aqui existentes e sobe em direção ao planalto de Videmonte e Casais de Folgosinho. Ao atingir este planalto, percorre toda a cumeada da encosta norte, passando pela Portela de Folgosinho, pelo Posto de Vigia da Santinha e pela casa abandonada dos serviços florestais, antes de chegar ao alcatrão já perto do Vale do Rossim. Aqui encontra a variante da GR22 que faz a ligação à Aldeia Histórica de Belmonte. Antes da barragem e à chegada ao Sabugueiro, uma variante para bicicletas permite encurtar a distância para e evitar troços extremamente técnicos.

Fauna e Flora

Linhares da Beira no planalto serrano sobranceiro a esta Aldeia Histórica, encontramos alguns dos campos agrícolas mais antigos da Estrela. Aqui, já a vermos o Mondeguinho, encontramos alguns bosques de altitude de caducifólias que nos acompanham em toda a encosta de Linhares. A partir dos 1300 m de altitude – e já sem espécies arbóreas – o coberto vegetal é dominado pela urze e pelo zimbro que encontramos no caminho do Malhão e da Santinha. É de salientar a ocorrência, junto ao Vale do Rossim, da rara cegonha-preta. Do lado norte da serra, o rio Mondego evidencia uma densa galeria ribeirinha onde predomina o amieiro, com presença de salgueiros e de freixos. Neste local onde cruzamos o rio, podem observar-se espécies como: a carriça, o pisco-de-peito-ruivo, o chapim-azul, a alvéola-branca, o rouxinol-bravo, entre outras.

 

Pontos de Interesse

  • Núcleos de Arte Rupestre
    (Ponto 3 no mapa)
  • Santuário da Sr.ª da Saúde
    (Ponto 4 no mapa)
  • Museu da Eletricidade / Praia Fluvial /Mata do Desterro / Rio Alva
    (Ponto 5 no mapa)
  • Praia Fluvial, Vale do Urso
    (Ponto 6 no mapa)
  • Barragem do Vale do Rossim
    (Ponto 7 no mapa)

 

Grau de Dificuldade

O grau de dificuldade é representado segundo 4 itens diferentes, sendo cada um deles avaliado numa escala de 1 a 5 (do mais fácil ao mais difícil).

Tipo de Piso
Esforço Fisico
Adversidade
Orientação
2
5
3
2