Aldeias do Xisto – Aldeia do Xisto de Benfeita
 

É entre a vila de Côja e a Paisagem Protegida da Serra do Açor que se encontra a Benfeita, uma das 24 Aldeias do Xisto. Percorra as suas ruelas e passadiços característicos, descubra a Torre da Paz, disfrute da Zona Balnear e fale com as gentes da aldeia que não hesitarão em partilhar histórias, artes e tradições.
 

Património

Maior que o seu tamanho, é a religiosidade da sua população: para além da Igreja Matriz (Séc. XVIII) podem encontrar-se a Capela da Nossa Senhora da Assunção, a Capela de Santa Rita e a Capela do Senhor dos Passos. Mais acima, numa colina próxima, encontra-se a Capela de S. Bartolomeu, a da Senhora da Guia e a da Senhora das Necessidades.

Hitória

Um documento datado de Outubro de 1196, atualmente na Torre do Tombo, refere que metade da villa Bienfecta – não se sabe desde quando nem como – pertencera a Suário Pedro, pai ou sogro de Pelágio Aries e a sua mulher Lupa Suaris, que a venderam por 72 morabitinos ao cónego Pedro Salvador, capelão da Sé de Coimbra. Este, quatro anos depois, doa o terreno ao Cabido da Sé de Coimbra, estando o registo desta doação também na Torre do Tombo.

Natureza

A Benfeita está a um passo da Mata da Margaraça (classificada como Reserva Natural e Reserva Biogenética do Conselho da Europa), um exemplo raro de vegetação original das encostas xistosas do Centro de Portugal, com sobreiros, castanheiros, aveleiras, cerejeiras e nogueiras.

Produtos

Os forais concedidos a Arganil, Aldeia do Xisto de Benfeita, referem existência de produtos de origem animal: bois, caça, capões, gado miúdo, galinhas, marisco, pescado, porcos e vacas, manteiga salgada e queijos secos – produtos de origem vegetal: alhos, aveia, azeite, cebo, cebolas, centeio, especiarias, fruta verde, hortaliça, lentilhas, mel, milho, mostarda, nozes, painço sal, trigo, unto, vinho e vinagre. Nesta resenha deparamos com o concreto modo de os alimentos serem conservados – manteiga salgada, e os queijos secos.